A Bolha da Inteligência Artificial e a Onda dos Tech Bros

 

Fonte: You Tube                                                                                                                                            

A bolha da Inteligência Artificial (IA), prestes a estourar, mostra o seu fracasso, mas os Tech Bros (irmãos da tecnologia) estão preparando uma nova onda, que os levarão a pular do barco sem tantos problemas. Porém, para nós outros, os danos serão inacreditáveis conhecendo o que já passamos por conta das tecnologias e o que os responsáveis por finanças tóxicas impuseram sobre nós.

 Como os investimentos em tecnologia visam aumentar a lucratividade das corporações e não a melhoria de qualidade de vida da humanidade, são inúmeros os fracassos destes investimentos. Como o maior projeto de sujeição humana das Big Techs, a IA já deveria ter explodido, diante da falta de ética e transparência de seus algoritmos e de desenho e desenvolvimento participativo.  

 Mas o que estão dizendo para justificar esta bolha. Pelo que se comenta, o grande problema é que “os modelos da Inteligência Artificial Generativa não são tão úteis ou mesmo remotamente lucrativos”. “Portanto, é de conhecimento geral que a bolha da IA está pronta para estourar.”

 Ademais, um relatório do Massachutts Institute of Technology (MIT) constatou que 95% dos projetos pilotos de IA não aumentaram o lucro ou a produtividade de uma empresa Para os 5% em que isto ocorreu, a IA foi relegada a funções administrativas, havendo apenas melhorias marginais.

 Outra pesquisa do METR mostrou a dificuldade de encontrar e  corrigir bugs, sendo que para 77% dos trabalhadores, a IA aumentou a carga de trabalho e não a produtividade deles. Por outro lado, mesmo gastando trilhões de dólares para aumentar em dez vezes  a capacidade de seus modelos, foi percebido pela OpenAI que o ChatGPT-5 é apenas marginalmente melhor do que o irmão ChatGPT-4.

 Para Gary Marcos, um importante crítico de IA e professor emérito da Universidade de Nova York, o GPT-5 é apenas uma melhoria incremental, não uma revolução. Assim sendo, o lançamento do GPT-5 foi decepcionante, levantando preocupações de que a bolha da IA possa estourar rapidamente, ameaçando investimento de bilhões de dólares no Vale do Silício.

Com a decepção do GPT-5, a reestruturação da Meta e a minimização de sua divisão de IA, e as taxas de juros ameaçando subir, os mesmos investidores que ajudaram a inflar essa bolha estão alertando sobre o seu estouro.

 Até mesmo o Goldman Sachs, que investiu toneladas de dinheiro na bolha da IA, alertou que que ela ​​provavelmente estourará em breve e, quando isso acontecer, também levará a bolha dos centros de dados (data centers), causando danos imensos não apenas à xAI, Meta, Google, Anthropic e OpenAI, mas também a outros parceiros terciários como Amazon, Oracle e Nvidia, que fornecem infraestrutura de IA.

 Sabendo que a IA é a mais nova moda do mercado, a exemplo de várias outras no passado, os tech bros já estão preparando uma outra nova onda, mostrando que eles têm um plano para contornar a situação, que é a computação quântica.

 Portanto, a computação quântica parece ser a válvula de escape da bolha da IA forçando o dinheiro e a nova onda a entrar nesta tecnologia, que promete resolver todos os problemas que o mundo da IA enfrenta. Então, isto é apenas substituir uma bolha por outra? Infelizmente, a computação quântica não é o que parece e estamos diante de muita propaganda enganosa.

 Se as Big Techs e seus apoiadores conseguirem fazer a bolha dos computadores quânticos crescer rápido o suficiente, tudo o que farão é atrasar o estouro da bolha da IA. Cedo ou tarde, a propaganda vai acabar depois que os ganhos prometidos não se materializarem e o zeitgeist começar a se alinhar com a realidade.

Todas aquelas centenas de bilhões de dólares, que deveriam ter sido destinadas ao aumento de salários dos trabalhadores para pelo menos acompanhar a inflação, desaparecerão, visto que foram desviadas para um poço de dinheiro. Neste caso, não se tem praticamente nada para mostrar pelo esforço e sujeição a que foram submetidos.

 Quem mais pagará esta conta?  Com efeito em todas as bolsas de valores pelo mundo afora, governos e instituições financeiras, será percebido que os tech bros construíram para todos nós, como já foi dito, um futuro sem futuro. Enfim, todos nós seremos prejudicados, exceto os bilionários no topo, uma vez que todos eles já terão extraído seu dinheiro, antes que tudo vá por água abaixo.

 Não podemos esquecer aqui, o que disse, há pouco tempo, o professor Miguel Nicolelis, professor emérito da Duke University e fundador do Instituto Nicolelis de Estudos Avançados do Cérebro. Para ele, “quase 110 bilhões de seres humanos, ao longo dos últimos 300 mil anos, construíram um futuro verdadeiramente original e criativo, pelas próprias mãos, algo que nenhuma máquina digital ou algoritmo será capaz de parir.”

Mas a propaganda dos Tech Bros e a ganância das Big Techs estão aí parindo seus modismos e ilusões, às custas da sujeição humana, que realmente resultam num futuro sem futuro.  

Comentários